a viagem


À presença da Natureza, sincera e objectiva, contraponho a gargalhada humana, escrava da hipocrisia.

Lá fora a Natureza acompanha-me por inteiro, até à alma e o corpo mole; o cinzento enche as ruas, as calhas transbordam, e nem as janelas se podem abrir, tanta chuva tocada a vento, vento que assobia frinchas adentro e a tempestade não arreda, agudiza-se mais ainda. As janelas cobertas por colunas pequenas de água, vidro abaixo, espirrando, não deixam ver o que quer que seja. Olho-me. Raiva e ódio sinto, sorriso hipócrita, face opaca que teima em ficar, são meus, este corpo e esta face nesse espelho, e o espírito, as fraquezas também não se vêem… tudo! Porque haviam de ser meus? Na lama, é onde vivo… como se um caixão me adornasse a forma do corpo, crispado por dentro. Não se esqueçam (falo para ti), estamos comprometidos com um caminho único, não sabemos qual é, nem está determinado e que só a aparente diversidade de escolha pode justificar alegria.

O Fraco, Franz E., 2ª parte, p.17

http://ofraco.wordpress.com/

11 thoughts on “a viagem

  1. Sei que em seus escritos está presente a ficção, por isso tento não me preocupar tanto com você, o autor. Mas… o que eu gostaria de dizer-lhe neste momento é que adoro esses flocos de neve caindo nas páginas do seu blogue! São lindos, Franz E.. Parabéns.

      1. Realmente, eu não opinei porque meu comentário poderia ser mórbido, preferi não ser indelicada, Franz E. Uma pergunta: você (distraidamente) desativou os flocos de neve, Franz E.? Me encantam.

      2. Expressei-me mal. Referia-me ao seu estado!
        Enfim,… assimilar a morte do pai, mimar a mãe, cuidarmos da avó doente de Alzheimer… Desculpe!
        Relativamente ao que escreveu acerca da relação escritor e respetiva obra, ainda que a minha área seja científica, entendo perfeitamente. Aliás, já o entendia. Foi mesmo lapso meu, pelo qual volto a pedir desculpa.

Deixe uma Resposta

