UTOPIA


Isso! Afinal o que é importante? Haverá tempo, para cada um, parar e pensar no assunto.

Estamos tão longe do que a “terra nos dá”, no meio do ordenado e das acções, créditos e compras de valores “contaminados”, que me pergunto, afinal, vivemos uma irrealidade? E é isso que nos traz crise!

E outras vezes viro-me para outra geometria: onde está o humano, a generosidade, a ajuda, a cooperação?

Que se saiba que o planeta não são os telejornais! Que se saiba, que ao partirmos, ao viajar, encontramos mais de generosidade e humano, do que de ganância e competição. Isso é verdade.

E o que vamos fazer com as utopias, as do zeca e do ghandi? Lavamo-las em eufemismo ou pactuamos com o que os países fazem uns aos outros: roubar e competir. Ou isso não é nada assim, e o melhor é mesmo roubar e competir! Ou será que a resposta é este equilibrio precário, que, de vez em vez, nos sacode com uma “crise” violenta.

e no fim da conversa, fica uma mistura disto tudo, que resulta invariavelmente em: se me tiras o ordenado vou-te ao focinho, escondido atrás de um texto repleto dos direitos adquiridos, do hospital que falta faz para ajudar o idoso ou a criança, da fome, das dificuldades, da injustiça, perseguindo “o que deveria ser”! Mas se é como vês, para que hás-de pensar no “como devia ser”: somos MESMO assim, competitivos, gananciosos e egoistas… e também somos assim: humanos, solidários e altruístas.

E a realidade é o que é: de facto eu sou rico, mas deixo de o ser, quando me vêm dizer: há outros, à fome, que precisam de uma parte do teu ordenado, da tua riqueza. Respondo eu: os ricos que paguem! Mas a verdade é que me esgano, como cada uma de vós, para que os outros estejam tão bem como eu.

O que é verdade é que somos “faces” e não apenas uma só face: somos personalidades e não uma só: em cada segundo podemos mudar, de uma para as outras. Já vi quem torturasse para não morrer, e esse mesmo “quem”, passasse fome para que não lhe morressem aos pés.

Deixe uma Resposta

